Descobrindo maneiras de ensinar e aprender…

Trabalho como diretora pedagógica do projeto “iPad na sala de aula”, que tem como principal objetivo formar professores para o uso da tecnologia, especialmente o iPad, mas também capacitar gestores, formadores e multiplicadores. O que buscamos fazer é trazer aos nossos ‘alunos’ (professores, multiplicadores e gestores) uma reflexão sobre o que está acontecendo no mundo hoje: As ‘revoluções’ já ocorridas no mundo virtual com a introdução das novas tecnologias, das mídias sociais e do ‘mundo do compartilhamento’ e as que ainda teremos de fazer que inclui a mudança nas práticas educativas, introduzindo novos modelos de ensino que sirvam para construir um ambiente de sala de aula que seja de aprendizagem permanente para todos os atores (professores, alunos, gestores, famílias…).

É preciso compreender o que Paulo Freire nos ‘dizia’, e que hoje faz muuuuuito sentido, que é impossível educar (formar) alguém. Cada um (alunos, professores, gestores…) ‘se educa’ com ajuda dos outros. A frase dele é “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” E hoje, mundo real e mundo virtual a partir do compartilhamento.

Tenho convicção que não é possível fazer um bom trabalho de formação (pontual ou continuada), usando os métodos de aula que condenamos (e queremos romper!); por isso, a ideia é trabalhar com construção de projetos, oficinas e vivências práticas, criação de fóruns permanentes, trazendo a experiência que cada um tem para dar sentido às novas aprendizagens.

Os professores (e também os gestores e até os alunos) tem em mente a escola em que aprenderam. Se ela foi tradicional, a tendência é reproduzir isto. Se ela foi boa e democrática, tendem a reproduzir isto também. Então, o importante é “vivenciar” boas práticas!

Termino com outra frase de Paulo Freire que ajuda muito a refletir sobre isso tudo… “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Não é fácil, mas não é impossível!! E é uma ‘luta’ necessária!!

 

Anúncios

6 comentários sobre “Descobrindo maneiras de ensinar e aprender…

  1. Adoro suas postagens, te sigo tbm no twitter, estou engatinhado nessa proposta da TIC na educação, tenho mt o que aprender ainda ,mais continue postando artigos interessante para compartilharmos das sua ideias ,para que tbm possamos criar as nossas.

  2. Parabéns Adriana! Continua fazendo coisas maravilhosas! É isso aí precisamos inovar sempre e compartilhar muito, obrigado por mais esta lição de entusiasmo. Um abração!

Gostou?! Não gostou?! Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s