Entrevista na Revista Integração n° 109 / 2012

Recentemente fui convidada a participar de uma entrevista para a Revista Integração, da Rede La Salle.Entre outras temáticas relacionadas à educação, conversamos sobre TECNOLOGIA.

Abaixo, transcrição do trecho final da entrevista…

Revista – De acordo com Miles Berry, especialista em tecnologia da Educação da Universidade de Roehampton, de Londres, a aprendizagem acontece através da experiência, da exploração e da interação. A tecnologia oferece essas possibilidades. Que práticas que favoreçam essa interação podem ser adotadas em sala de aula?

Iara – Acredito que não se trata da tecnologia em sala de aula. Trata-se de um mundo tecnológico que não se pode mais negar. Estamos em outra realidade em que as relações são atravessadas por isso. Precisamos permitir ao professor que faça essa experiência nova, que ele se inclua nesse processo e dê visibilidade. Porque é através desta tecnologia que este sujeito, essa criança, se mostra, o que muitas vezes não acontece em sala de aula.

Adriana – A discussão já não é mais se a tecnologia deve ou não deve entrarem sala de aula, pois ela já entrou. O que precisamos discutir é a forma como estamos trabalhando. Isto é, não adiantautilizarmos o tabletse fornecermos oconteúdo pronto para os alunos lerem, sem que haja interação. Será a mesma coisa que utilizarmos uma folha de papel ou um livro didático. Ou seja, temos que mudar o panorama, tem que haver interação.

Karin – Com certeza. Não adianta mudar a ferramenta, precisamos mudar a forma de utilizá-la, abandonar modelos antigos. As tecnologias estão ai para que possamos aprender mais. O estudante quer aprender de outra maneira. Trago como exemplo prático o que já acontece em nossas escolas lassalistas. Em uma aula de geografia, onde analisamos o relevo de forma tridimensional, é uma maneira de olhar aquele lugar de uma outra forma. É uma ferramenta que enriquece o trabalho do professor, que vai ajudar o aluno a aprender mais.

Adriana – A tecnologia vem para somar, para agilizar o processo, não para substituir o professor. A discussão é a mesma com ou sem tecnologia. A tecnologia tem que ser pensada a serviço do conhecimento. Através dela, estecidadão descobre outras formas de se expressar e ter visibilidade. O modelo de trabalho é que faz a diferença.

Revista – Quais são as perspectivas para a escola do futuro?

Iara – Nós acreditamos numa escola que socialize conhecimentos, quepossibilite um processo de construção da autonomia e da cidadania. Acreditamos em uma escola que está em processo de formação e de transformação. Estamos em um momento que tudo está mudando, realmente é um desafio grande.

Adriana – Todas as carreiras estão desafiadas a se adaptarem a esta nova realidade. É importante que o professor se dê conta de que isso não é um privilegio dele.É impossível não se pensar em continuar estudando, não se apropriar de certas tecnologias, pois o mundo é esse. Formação continuada é essencial. Vamos ter de nos acostumar que a única coisa verdadeira e permanente é a mudança.

 

Sobre as ENTREVISTADAS…

Adriana Gandin

Assessora Educacional da Rede La Salle de Educação. É Pedagoga e Especialista em Gestão de Pessoas, com ênfase em comunicação interna. Autora de dois livros sobre Projetos na Escola. Atua como diretora pedagógica no projeto iPad na sala de aula, ligado à EADesenvolvimento humano Ltda.

Iara Caierão

Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção RS. Possui graduação em Pedagogia Habilitação em Supervisão Escolar, é Mestre e Doutora em Educação. Coordenadora e professora do Centro de Formação Docente/Passo Fundo/RS.

Karin Flores

Supervisora Educativa e Coordenadora Pedagógica do Colégio La Salle Dores, de Porto Alegre. É pedagoga, especialista em Educação Infantil e em Supervisão Educacional.



Anúncios

Gostou?! Não gostou?! Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s