Twitter da Rede La Salle

By Adriana Gandin & Yuri Vellinho

 Tolerantes, empreendedores, amantes da natureza, dedicados às causas sociais e avessos ao jogo político e, principalmente, hiperconectados. A geração do milênio, jovens nascidos a partir da metade da década de 1980, impulsionam rapidamente o avanço de novas formas de conectar-se. A difusão de informação digital iniciada pela web em 1995 está se aprofundando e traz com ela mudanças radicais de costumes. As pessoas não param de falar e não querem parar de receber informações. Elas querem se exibir e querem ver tudo que é publicado. No mundo todo são trocados mais de três trilhões de mensagens de texto (SMS) todos os meses, bilhões de e-mails são disparados a todo instante, milhões de recados são escritos nos murais do Facebook, centenas de milhares de fotos colocadas na rede a cada minuto, sem falar em conversas pelo MSN e celular.

Um excelente exemplo desse novo tempo, em que todos estão 24h conectados, é o Twitter. No ar desde 2006, a Rede social já possui mais 35 milhões de usuários somente no Brasil, ou seja, quase metade dos internautas brasileiros possuem uma conta no serviço de microblogging. Como tal, o site funciona a partir do envio de mensagens curtas, chamados tweets, que são visualizadas por seus followers (seguidores).

Atendendo, justamente, à necessidade emergente de conectividade, foi criado o perfil da Rede La Salle nessa rede social, com o objetivo inicial de ser ferramenta de divulgação, destacando as notícias do Portal La Salle e inserindo informações e curiosidades sobre a Rede. Atualmente, contudo, ele é muito mais do que isso! Com 1.780 seguidores e mais de 7.500 tweets escritos, vem se consolidando a cada dia como ferramenta de informação, comunicação, interação e compartilhamento, contando com a participação ativa de gestores, alunos e suas famílias, professores e comunidade em geral. Como o canal é utilizado por formadores de opinião, ele se converteu em uma maneira bastante efetiva de divulgar e expandir o conhecimento sobre a marca e o trabalho Lassalista no Brasil.

O perfil da @RedeLaSalle tem atualização diária com vários tweets e retweets por dia. O conteúdo das mensagens (tweets) é constituído, basicamente, por:

  • Links para as principais notícias do Portal La Salle.
  • Retweet (RT) das mensagens postadas nos Twitters das unidades da Rede La Salle no Brasil e no mundo (principalmente interagindo com os países da RELAL – Região Latino-Americana Lassalista).
  • Retweet (RT) das postagens e interações dos usuários do Twitter relacionados à Rede La Salle e à educação.
  • Promoções e entrega de brindes / Quiz de conhecimento.
  • Tweets e Retweets de relacionamento com seguidores e não seguidores que mencionam as palavras “La Salle”, “Rede La Salle”, “Colégio La Salle”, entre outros.
  • Tweets e Retweets de relacionamento com seguidores e não seguidores que realizam check in no Foursquare nas diferentes unidades da Rede La Salle.
  • Mensagem Direta (DM) para responder questionamentos e fazer intervenções discretas com determinados seguidores.

Além disso, os comentários a respeito das instituições lassalistas são monitorados através de uma estratégia de busca de termos e/ou conjunto de palavras que nos identificam, como, por exemplo “La Salle”, “Rede La Salle”, “Colégio La Salle”, “Lassalista”, entre outros. Através do twitter search acompanhamos todos os tweets relacionados às unidades da Rede e o termo “La Salle”, proporcionando agilidade no retorno e, muitas vezes, surpreendendo o usuário que não esperava nosso contato imediato.

Dessa forma, seguimos o que tem sido escrito sobre a marca, prevenindo crises e esclarecendo dúvidas manifestadas neste canal.

Recentemente, o trabalho desenvolvido pela Rede La Salle no Twitter foi reconhecido, obtendo destaque na premiação de maior prestígio do segmento educacional do Estado, o Prêmio do Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul – SINEPE/RS.

O projeto da Rede La Salle na rede social foi o vencedor do Prêmio Destaque em Comunicação, na categoria mídia digital.

O gerenciamento e produção de conteúdos são resultado de um trabalho conjunto entre a Assessoria Pedagógica e o Setor de Comunicação e Marketing, implementado pela Assessora Educacional da Rede La Salle, Adriana Gandin, especialista em estratégias educativas na web. É justamente esse o diferencial do perfil institucional da Rede. Com esta metodologia de trabalho, a rede social assume, assim, o papel de ferramenta educativa, garantindo uma efetiva comunicação e tornando-se instrumento de apoio pedagógico para alunos e professores das unidades educativas lassalistas.

As iniciativas no mundo digital colocam a Rede La Salle no caminho da inovação, buscando acompanhar, através dos diferentes canais de comunicação, os anseios e pontos de vista de alunos, professores e outras pessoas da comunidade sobre nossa marca, atividades pedagógicas e recursos humanos. Os resultados qualitativos desse trabalho são muito significativos, pois esse contato permanente facilita, agiliza e antecipa questões, mantendo o público sempre informado sobre o que tem ocorrido na Rede La Salle.

Artigo publicado originalmente na Revista Integração, nº 109 da Rede La Salle de Educação.

Anúncios

Gostou?! Não gostou?! Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s