Novas gerações… Muitas esperanças… *

Sou da geração X que tem muitos desafios a aprender com as novas gerações. Um dos grandes desafios a ser vencido é o do compartilhamento. Isto mesmo, é difícil para alguém da geração X dividir seus conhecimentos (graças a Deus não é o meu caso… acho que já evolui neste sentido…). É interessante verificar como os mais jovens tem publicado seus escritos, descobertas, segredos, conquistas… sem muito medo de serem “roubados”. Querem simplesmente espalhar suas ideias por aí e serem reconhecidos por isso!!

Tenho conhecido (virtualmente) muitos exemplos de jovens escritores promissores… Cito dois blogs que tenho acompanhado e participado: http://ipodschool.com & http://ihelpbr.com

O que mais me intriga é que a escola, de um modo geral, não aproveita este potencial (em muitos momentos vejo os jovens reclamando disso) e continua exigindo que os alunos trabalhem individualmente e que pouco compartilhem e construam ideias, textos e projetos em grupos. Aliás, na minha opinião, as pessoas, e os jovens em especial, estão escrevendo e lendo mais e isso também não é bem aproveitado na escola. Mas é óbvio que eles leem e escrevem sobre o que lhes interessa, mas a escola não sabe lidar com os interesses e necessidades das pessoas. É preciso rever tudo isso! Por que não aproveitar o que é produzido fora da escola? Penso que o principal papel do professor, na contemporaneidade, é mediar o processo de construção do conhecimento. É estar atento ao que está fora e dentro da escola. É o momento de repensar os currículos, os tempos e os espaços da escola.

* Atualizado em 23/10/2012

Este texto (um pouco diferente) está também publicado no blog ~> http://69ou86.blogspot.com

 

Anúncios

Gostou?! Não gostou?! Comente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s